sexta-feira, 11 de junho de 2010

De onde vem o Lúdico?



O lúdico tem origem na palavra “ludus” quer dizer jogo, devido às pesquisas e suas considerações na psicomotricidade deixou de ser apenas jogo, mas sim uma atividade pedagógica muito importante.
Antes as atividades dirigidas na sala de aula para educação infantil eram apenas exercícios repetitivos mimeografados e aulas meramente expositivas. Hoje, o conceito de educação infantil não está preso a atividades tão rígidas, o brinquedo e o bom direcionamento da brincadeira agora são de extrema importância para a criança. Pois a infância é a fase da descoberta e o seu universo é vasto, portanto o papel do educador é o de criar condições por meio de jogos e brincadeiras proporcionar que aprendizagem aconteça, de modo que a criança adquira habilidades para investigar, questionar, pois a criança é um ser em constante movimento e diferentes estratégias metodológicas de maneira mais lúdica e dinamizada, compõe o fazer educativo.
Em uma atividade lúdica a criança se desenvolve em seus aspectos cognitivos e motores, em uma simples brincadeira de pular corda ou amarelinha ela desenvolve sua coordenação motora aprende a ter domínio do seu corpo. O brincar é natural da criança, tanto no faz de conta onde elas representam seu cotidiano, bem como em atividades onde elas possam manipular diversos brinquedos, ajuda em sua compreensão do mundo como na socialização.
São as habilidades e competências necessárias a educação infantil, a socialização, compreensão do seu espaço e das pessoas que o cercam. A educação infantil, através da ludicidade o professor proporciona um ambiente favorável a essa construção, visto que um dos objetivos da educação é formar um ser crítico, reflexivo e sociável, portanto a pré- escola é a base para a formação ampla da criança.
(Laine Neves)

Um comentário:

  1. Parabéns meninas, adorei!!!
    Com certeza esse blog será um veículo importante na socialização de informações tao necessárias no mundo da pedagogia e porque não na "Escola da vida" como um todo?
    Beijão e parabéns também pra todos nós que temos o prazer de ter acesso a ele.

    Sucesso a todas.

    ResponderExcluir